INSTRUÇÕES PARA AUTORES

Diretrizes para Publicação:

Periodicidade da revista:

A Revista Cognitio Juris é uma publicação científica, sem fins lucrativos, com periodicidade semestral. As publicações dos números da revista acontecem nos meses de junho e dezembro; entretanto, além disso, de maneira excepcional, se muitos artigos de alto nível forem aprovados para publicação na revista, poderá ser publicada edição especial, fora dos meses tradicionais.

Acesso ao conteúdo e custo da publicação:

O acesso e leitura do conteúdo da Revista Cognitio Juris é inteiramente aberto e gratuito.

Como forma de permitir a continuidade e manutenção das publicações da Revista Cognitio Juris, o(s) autore(s) dos artigos aceitos para publicação deverão efetuar uma transferência por meio do PIX e-mail: contato@cognitiojuris.com.br , com o valor de R$197,00 (cento e noventa e sete reais), para colaborar com os custos da publicação da revista, manutenção e hospedagem do site. O comprovante do PIX deverá ser enviado para o e-mail contato@cognitiojuris.com.br .

Os artigos publicados na Revista Cognitio Juris são disponibilizados de maneira virtual, com acesso totalmente gratuito.

A revista não proíbe o acesso ao conteúdo virtual, nem envia material impresso ou por e-mail.

Normas de Submissão:

1. A Revista Cognitio Juris recebe artigos de caráter científico em todos os ramos das Ciências Jurídicas, além das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes e da Terra.

2. Somente serão aceitos artigos inéditos.

3. O artigo deverá ter um mínimo de 10 (dez) páginas, escrito nos idiomas aceitos (Português, Alemão, Espanhol, Francês ou Inglês), em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 para o texto e 1,0 para citações recuadas, e ser enviado em qualquer dos seguintes formatos: “.doc”, “.docx” ou “.odt” (Não é aceito arquivo no formato .PDF).

4. O artigo deverá conter apenas texto; não deve, por conseguinte, apresentar imagens. Caso o artigo seja enviado com alguma imagem, e caso seja aprovado, o artigo será publicado sem a(s) imagem(ns).

5. O artigo de autoria múltipla deverá ser enviado com os dados (nome completo; país de origem; e-mail; currículo abreviado) sobre cada um dos autores. 

6. O artigo deverá apresentar a seguinte estrutura:

I Título;

II Autor(es), com currículo resumido em nota de rodapé;

III Resumo de até 500 palavras;

IV Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave);

V Tradução do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords) para o idioma inglês;

VI Texto do artigo;

VII Referências bibliográficas (no final do texto e em ordem alfabética).

7. O(s) autor(es) não receberá qualquer remuneração pela cessão e publicação do(s) artigo(s).

Sobre a Revista:

A Revista Cognitio Juris é uma publicação científica multidisciplinar, sem fins lucrativos, com periodicidade semestral. A Revista publica artigos de todas as áreas do conhecimento científico, que apresentem conteúdo que prime pela apresentação de um estudo completo e didático dos assuntos abordados em cada matéria.

Os Membros do Conselho Editorial da Revista Cognitio Juris foram judiciosamente selecionados, de acordo com a experiência profissional de cada um em suas respectivas áreas: são mestres, doutores, docentes de diversas universidades e profissionais de perfil equiparável, de forma que, essencialmente, cumprem os requisitos para engrandecer, com excelência, a produção científica.

Avaliação e Revisão dos Artigos – double-blind peer review (duplo cego):

Os artigos serão avaliados em duas etapas: Na primeira etapa, os artigos serão meticulosamente avaliados pelo editor da revista, que observará se todas as exigências técnicas de submissão, quanto a forma do artigo, foram observados pelo(s) autor(es).

Se for aprovado, o artigo será submetido à segunda etapa da avaliação, que será a análise científica em revisão por pares anônima, pelos Membros do Conselho Científico e Editorial, do texto do artigo que também estará anônimo, ou seja inidentificado (sem qualquer tipo de identificação da autoria do artigo).

A aprovação ou reprovação do artigo caberá exclusivamente aos avaliadores. Ressalte-se que no processo de avaliação, a Cognitio Juris emprega a metodologia double-blind peer review (duplo cego), ou seja, durante todo o processo editorial, as identificações dos membros avaliadores e também dos autores dos artigos são mantidas em sigilo.

O texto de cada artigo submetido é avaliado sem qualquer tipo de identificação da autoria.

Detecção de Plágio:

A Revista Cognitio Juris examina os artigos submetidos com instrumentos apropriados, para verificar a existência de plágio e/ou utilização de inteligência artificial na elaboração do texto; além disso, rotineiramente também verificamos os artigos que já foram publicados. Caso seja detectado qualquer tipo de plágio, a página do artigo é imediatamente retirada do site da revista.

Em casos de plágio, a revista irá colaborar com os titulares detentores dos direitos do texto original para que medidas judiciais sejam aplicadas ao(s) plagiador(es).

Política de Licenciamento da Revista:

A Cognitio Juris utiliza a licença CC BY-SA 4.0, esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam crédito e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos. Assim sendo, todos os artigos publicados são de acesso totalmente livre e imediato, e qualquer usuário pode livremente ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos; bem como rastreia-los para indexação, serem utilizados como dados para software ou usados para qualquer outro propósito legal, para tanto, deve ser dado o crédito apropriado, nos termos da licença CC BY-SA 4.0.

Direitos Autorais:

Ao enviar artigo(s) à Revista Cognitio Juris, o(s) autor(es) declara(m) ser(em) titular(es) dos direitos autorais do(s) artigo(s) submetido(s) à publicação, de acordo com a Lei nº 9.610/98.

Os autores continuam com todos os direitos integrais sobre seus respectivos textos; concordam em publicar sob os termos da Política de Licenciamento da Revista Cognitio Juris (CC BY-SA 4.0); e autoriza(m) que o(s) referido(s) artigo(s) seja(m) publicado(s) de forma gratuita (sem ônus) pela Revista Cognitio Juris, em qualquer meio e forma, sem qualquer limitação quanto ao prazo de disponibilização, nem de qualquer outro tipo.

A Revista Cognitio Juris fica autorizada, também, a modificar e adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, caso necessário, efetuar alterações de caráter ortográfico, normativo e gramatical, para garantir o respeito da norma culta da língua. Caso seja necessário realizar qualquer tipo de modificação, o autor será comunicado, para que concorde ou não com a(s) modificação(ões).

O(s) autor(es) respondem exclusivamente por qualquer reclamação relacionada ao direito autoral do(s) artigo(s) submetido(s) à Revista Cognitio Juris.

Responsabilidade:

O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na Revista Jurídica Científica Cognitio Juris, inclusive quanto a veridicidade, atualização e precisão dos subsídios e artifícios, é de única e exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

A Revista Cognitio Juris não se responsabiliza pelos ideários, conceitos, apreciações, julgamentos, opiniões e considerações lançados nos textos dos artigos. Os textos são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Enviar Artigo:

Os autores somente podem enviar seus trabalhos através do meio do sistema de submissão eletrônica da Revista Cognitio Juris, disponível na página “Publicar Artigos”, que pode ser encontrada no menu principal do site da revista. De nenhuma outra maneira será aceita a submissão de artigos.

Para enviar o(s) seu(s) artigo(s), acesse a página “ENVIAR ARTIGO CIENTÍFICO“.

Carta de Aceite e Declaração de Publicação:

Após o artigo ser aceito e houver o pagamento pela publicação, o autor pode solicitar o envio de uma carta de aceite. Após a publicação da revista com o artigo, o autor pode solicitar o envio de declaração de publicação.