DIRETRIZES

Normas de Submissão

1. A Revista Cognitio Juris recebe artigos jurídicos de caráter científico, que tratem de qualquer área do Direito.

2. Somente serão aceitos artigos jurídicos inéditos, escritos por pessoas que estejam cursando ou tenham concluído curso de pós-graduação stricto sensu (os autores devem ser mestrandos, mestres, doutorandos, doutores ou pós-doutores).

3. O artigo deverá ter um mínimo de 15 (quinze) páginas, escrito em qualquer idioma, em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0 para o texto e 1,0 para citações recuadas, e ser enviado em qualquer dos seguintes formatos: .doc ou .odt.

4. O artigo de autoria múltipla deverá ser enviado com os dados (nome completo; país de origem; e-mail; currículo abreviado) sobre cada um dos autores. 

5. O artigo deverá apresentar a seguinte estrutura:

I Título;

II Autor(es), com currículo resumido em nota de rodapé;

III Resumo de até 500 palavras;

IV Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave);

V Tradução do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords) para o idioma inglês;

VI Texto do artigo;

VII Referências bibliográficas (no final do texto e em ordem alfabética).

6. O(s) autor(es) não receberá qualquer remuneração pela cessão e publicação do(s) artigo(s).

Acesso ao Conteúdo

Os artigos publicados na Revista Cognitio Juris são disponibilizados de maneira virtual, com acesso totalmente gratuito. Caso o autor ou o leitor queira imprimir o conteúdo da revista, terá que procedor com o processo de impressão e/ou arcar com os custos do mesmo, a revista não proíbe o acesso ao conteúdo virtual, nem envia material impresso ou por e-mail. A Revista Cognitio Juris é uma publicação científica da área jurídica, sem fins lucrativos, com periodicidade semestral. A Revista compreende artigos de todos os ramos do Direito e áreas afins. São textos que primam pela apresentação de um estudo completo e didático dos assuntos abordados em cada matéria. Os Juristas-Membros do Conselho Editorial da Revista Cognitio Juris foram judiciosamente selecionados, de acordo com a experiência profissional de cada um em suas respectivas áreas: são mestres, doutores, docentes de diversas universidades e profissionais de perfil equiparável, de forma que, essencialmente, cumprem os requisitos para engrandecer, com excelência, a produção científica.

Submissão Eletrônica

Os autores somente podem enviar seus trabalhos através do meio do sistema de submissão eletrônica da Revista Cognitio Juris, disponível na página “Enviar Artigos” disponibilizada no site da própria revista. De nenhuma outra maneira será aceita a submissão de artigos.

Avaliação

Os artigos serão avaliados em duas etapas: Na primeira etapa, os artigos serão meticulosamente avaliados pelo editor da revista, que observará se todas as exigências de submissão, quanto a forma do artigo, foram observados pelo(s) autor(es). Se for aprovado, o artigo será submetido à segunda etapa da avaliação, que será a análise científica por pares do texto inidentificado, pelos Membros do Conselho Científico e Editorial. A aprovação ou reprovação do artigo caberá aos Membros avaliadores. Ressalte-se que no processo de avaliação, a Cognitio Juris emprega a metodologia double-blind peer review (duplo cego), ou seja, durante todo o processo editorial, as identificações dos membros avaliadores e também dos autores dos artigos são mantidas em sigilo. O texto de cada artigo submetido é avaliado sem qualquer tipo de identificação da autoria.

Direitos Autorais

Ao enviar artigo(s) à Revista Cognitio Juris, o(s) autor(es) declara(m) ser(em) titular(es) dos direitos autorais do(s) artigo(s) submetido(s) à publicação, de acordo com a Lei nº 9.610/98; concorda(m) em ceder os direitos de publicação do(s) artigo(s) à Revista Cognitio Juris; autoriza(m) que o(s) referido(s) artigo(s) seja(m) publicado(s) de forma gratuita (sem ônus) pela Revista Cognitio Juris, em qualquer meio e forma, sem qualquer limitação quanto ao prazo ou qualquer outra.

A Revista Cognitio Juris fica autorizada, também, a modificar e adequar o texto do(s) artigo(s) a seus formatos de publicação e, caso necessário, efetuar alterações de caráter ortográfico, normativo e gramatical, para garantir o respeito da norma culta da língua.

O(s) autor(es) respondem exclusivamente por qualquer reclamação relacionada ao direito autoral do(s) artigo(s) submetido(s) à Revista Cognitio Juris.

Responsabilidade

O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na Revista Jurídica Científica Cognitio Juris, inclusive quanto a veridicidade, atualização e precisão dos subsídios e artifícios, é de única e exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). A Revista Cognitio Juris não se responsabiliza pelos ideários, conceitos, apreciações, julgamentos, opiniões e considerações lançados nos textos dos artigos. Os textos são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Enviar Artigo:

Para enviar o(s) seu(s) artigo(s), acesse a página “Enviar Artigos“, disposta no site oficial da Cognitio Juris.